Quem Somos

terça-feira, 21 de junho de 2011

Saiba identificar quando seu carro precisa de manutenção


Seu carro fala com você, sabia? Quando algo está errado, o seu carro dá sinais e cabe a você saber interpretá-los.

Dentre todos os sinais, o mais simples de entender é dado pelo volante, que entorta e alerta ao condutor que está na hora de fazer o alinhamento da direção. Geralmente, o volante treme (mesmo em baixa velocidade) e, na estrada, o carro apresenta instabilidade e a direção aparenta se mover sozinha. Isso quer dizer que também é necessário fazer o balanceamento das rodas. Como já dissemos antes, o alinhamento balanceamento dos pneus deve ser realizado a cada 10.000 km (revisão preventiva) ou quando perceber os sinais citados.
Seu carro faz muitos barulhos? Fique de olho também! Ao passar por um piso irregular ou uma lombada, você ouve um barulho de batida na suspensão? Deve ser o amortecedor. Repare na perda de estabilidade e desgaste extremo do pneu. Viu? É o amortecedor avisando que precisa ser trocado ou está com algum defeito. Como a troca dos amortecedores varia de carro para carro, vá logo para uma oficina e faça um check-up!
Com que frequência você calibra os pneus do seu veículo? Não lembra? Então repare se o seu carro teima em ir para um lado enquanto você quer ir para o outro e se, ao passar de 60 km/h, a estabilidade fica ruim. Caso os pneus estejam mais vazios do que deveriam, eles vão cantar mais nas curvas o que causará o aumento do consumo de combustível. Já se a calibragem estiver acima do ideal, haverá um desgaste irregular nos pneus, especialmente no centro da banda de rodagem. Notou esse sinal? Vá agora para o posto e calibre essespneus! Se não lembra os valores, verifique no manual do proprietário.
Seu carro anda chacoalhando demais? Vibrando mais que o comum? Devem ser as molas. Elas, apesar de durarem mais que os amortecedores, suportam uma carga maior: a carroceira. Por isso, se elas se desgastarem demais, o risco de acidentes e danos à suspensão é grande. Da mesma forma que os amortecedores, não existe um período específico para troca das molas. Vá a um mecânico de confiança e pergunte a ele se a hora das molas já chegou.
Logo ao ligar seu carro, girando a chave na ignição, você ouve um barulho agudo metálico? Seu combustível pode estar alterado. Esse som é característico do momento em que é injetado combustível nas câmaras de combustão. Com a gasolina ou o álcool de má qualidade, ele força essa injeção, emitindo um ruído mais agudo. Outros sinais apresentados são: falhas no funcionamento do motor, marcha lenta irregular e perda de potência. Para evitar isso abasteça em postos de confiança e desconfie de grandes variações de preço.
Viram como, na maioria dos casos, um dos sinais de problemas é a instabilidade? Fique de olho nisso sempre, para não comprometer a sua segurança, a dos seus passageiros e a das pessoas na rua.
Fonte: Quatro Rodas